Aço inox: saiba mais sobre seus tipos e aplicações

-
O aço inox constitui em uma liga metálica, que basicamente é uma mistura de ferro com 10,5% de cromo, tornando esse tipo de aço superior aos tipos mais comuns utilizados. Esses elementos são responsáveis por formar um filme superficial na qual protegem da corrosão e do desgaste.

Por conta disso, é um dos materiais mais utilizados para produção de utensílios e equipamentos de cozinha. 

Então hoje, vamos conhecer todos os tipos de aço inox mais utilizados e suas aplicações. Continue lendo. 

Tipos de aço inox

Aço 304: alta resistência à oxidação e à corrosão, excelente para fabricação de equipamentos de hospitais, indústrias químicas, farmacêuticas e petroquímicas. Sua composição evita a ferrugem e não altera a composição dos produtos fabricados. 

Aço 304L:  Com as mesmas características do 304, porém, pode ser aplicado em situações não quais é necessário evitar a corrosão intercristalina.

Aço 316: Conta com molibdênio em sua fórmula, o que o torna superior aos tipos acima para aplicações dos mesmos tipos de indústrias. 

Aço 316L:  Com os mesmos componentes do 316, porém, com baixo teor de carbono, o que proporciona ainda mais resistência à corrosão intercristalina. 

Dúplex: Sua composição conta com cromo, níquel, molibdênio, austenita e ferrita, como por exemplo, o aço 2205. Possui tem resistência mecânica superior à família dos Austeníticos. Ideal nas aplicações: dutos, evaporadores, destiladores e tanques diversos, pois suportam melhor a corrosão sob tensão. 

Ferríticos: Como por exemplo, o aço 430, por exemplo, que não contém níquel em sua composição, o que reduz seu custo. Utilizado na produção de eletrodomésticos, moedas e talheres. 

Martensíticos: Como o aço 410, que é aplicado na fabricação de válvulas, turbinas e pás, entre outros materiais que exigem alta temperatura. Ou o aço 420, ideal para a produção de facas, bisturis, pinças e outras ferramentas. 

Principais atributos do aço inox

•    Alta resistência à corrosão;
•    Aparência higiênica;
•    Facilidade de limpeza;
•    Mantém suas propriedades mesmo quando submetido a altas temperaturas;
•    Resistencia a variações bruscas de temperatura e a impactos;
•    Proporciona modernidade, leveza e prestígio por sua aparência;
•    Relação custo/benefício favorável;
•    Baixo custo de manutenção;
•    Baixa rugosidade superficial e muito mais. 

Além de todos esses atributos, o aço inox é reciclável, o que possibilita transformação de peças já existentes, e são constantemente desenvolvidas com a finalidade de atenuar as ligas. 

Agora que você já sabe tudo sobre o aço inox, conheça nossos produtos.